A rede de supermercados Condor investiu quase 40 milhões de reais para construção de sua mais recente e moderna loja, que inaugurou esta semana em Santa Quitéria, bairro de Curitiba.

Além da edificação, o valor se traduz em 1422 módulos fotovoltaicos, sistema de iluminação de LED dimerizável e estrutura para captação de água da chuva, reaproveitada na irrigação de jardins, limpeza dos pisos e descarga de sanitários.

A estrutura sustentável foi projetada pelo escritório Doria Lopes Fiuza Arquitetos e Associados, que passou dois anos desenvolvendo o projeto. Um dos principais desafios, de acordo com o arquiteto Waldeny S. Fiuza, foi orientar o telhado para a posição que otimizasse a geração de energia através dos módulos fotovoltaicos, e ao mesmo tempo, aproveitar a iluminação natural para a loja.

A cobertura do estabelecimento conta com domus prismáticos, que filtram os raios ultravioleta e permitem a entrada da luz externa ao ambiente da loja. Desta forma, a utilização de iluminação artificial durante o dia é quase nula, economizando ainda mais energia.

Mais uma iniciativa que promete novos postos de trabalho e preservação ambiental! Maiores informações podem ser conferidas aqui.